5 benefícios do CAFÉ que provavelmente desconheces!

O café é conhecido por afastar o sono e melhorar a disposição! Talvez seja por isso que ele é tão consumido durante o expediente de trabalho e logo pela manhã.

Algumas pessoas só conseguem despertar totalmente após um café. Além de ser saboroso e ter o poder de afastar a preguiça, o café também possui outros benefícios que a maioria das pessoas desconhecem, como ajudar no emagrecimento e melhorar a memória a longo prazo!

1. Melhora a memória a longo prazo

Quem não gostava de ter a memória um pouco melhor? O cientista Michael Yassa, da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, fez um estudo que revelou que duas chávenas de café podem fazer muito bem à memória.

Mas é importante lembrar que a bebida deve ser ingerida com moderação, pois em excesso provoca efeitos colaterais como insónias, por exemplo.

2. Aumenta a atenção

O café aumenta a concentração de dopamina (um neurotransmissor), particularmente nas áreas do cérebro que estão ligadas à atenção. Os benefícios tendem a ser de curto prazo, e é importante não exagerar, já que o excesso de cafeína pode tornar o efeito contrário e fazer-te sentir nervoso, tornando muito mais difícil a concentração.

3. Diminui o risco de diabetes

Num estudo conduzido pela Harvard School of Public Health, foi concluído que o consumo maior de café está ligado a um risco mais baixo de diabetes tipo 2.

O estudo analisou o consumo de cafeína em homens e mulheres durante um período de quatro anos. O resultado foi que aqueles que aumentaram o seu consumo diário de café para mais do que uma chávena reduziram o seu risco de diabetes tipo 2 em 11%.

4. Reduz o risco de AVCs

Num estudo feito na Suécia, conduzido por Susanna Larsson, alguns investigadores descobriram que beber pelo menos uma chávena de café por dia pode diminuir o risco de sofrer um acidente vascular cerebral, graças às suas propriedades antioxidantes.

5. Ajuda a perder peso

Além de ter poucas calorias, a bica também ajuda a melhorar o teu desempenho durante o exercício físico. Um estudo publicado no jornal Medicine and Science in Sports descobriu que a cafeína faz os exercícios parecerem menos árduos, reduzindo o nível percebido de esforço em mais de 5%.

Além disso, o café também reduz o nível de dor muscular que ocorre quando fazemos exercício!

Comentários