Dicas de como evitar varizes e inchaço nas pernas

As varizes são veias dilatadas localizadas nas pernas, que surgem principalmente entre as pessoas que passam demasiado tempo em pé. Muita gente tem e a verdade é que elas incomodam e trazem riscos para a saúde.

As varizes são provocadas pela má circulação sanguínea, mais propriamente quando as veias da perna possuem válvulas que visam impedir o retorno do sangue aos pés devido à ação da gravidade. A seguir, trazemos-te 6 importantes dicas para evitares varizes e o inchaço nas pernas…

1. EVITAR O SEDENTARISMO

A falta de atividade física faz com que o sangue tenha dificuldade para voltar das pernas para o coração e se acumule nos membros. Para além disso, é um fator de risco para a obesidade, que por sua vez aumenta as chances de desenvolver varizes.

Exercícios de baixo impacto como a natação, caminhadas ou andar de bicicleta, já ajudam a fortalecer as pernas.

2. CUIDADO COM O CALÇADO DESCONFORTÁVEL

As varizes não se dão muito bem com os saltos altos, nem sequer com quaisquer outros tipos de sapatos desconfortáveis.

Ao usar calçado desconfortável, a pessoa tende a pisar de forma errada o chão, cortando o fluxo sanguíneo. O salto alto faz com que os gémeos fiquem “altos” e favorece a acumulação de sangue. Mesmo o sapato totalmente reto força os músculos a trabalhar demais…

O ideal, assim, é escolheres um salto alto de até dois centímetros para favorecer a circulação e ficares confortável.

3. MEIAS DE COMPRESSÃO

Ok, elas não são bonitas, mas pelo menos diminuem a pressão da gravidade sobre as veias das pernas, o que ajuda a evitar varizes, pois aumenta a circulação interna dos vasos e facilita o bombeamento de sangue.

É por isso que na gravidez, é comum vermos mulheres a utilizar essas meias, que diminuem o inchaço e sensação de cansaço nas pernas.

4. ATENÇÃO AOS MÉTODOS CONTRACEPTIVOS

As hormonas femininas – o estrogénio e a progesterona – enfraquecem a parede dos vasos e fazem com que as veias se dilatem. Consequentemente, o fluxo sanguíneo é prejudicado e surgem as temidas varizes inchadas.

Mulheres que fazem uso de métodos como pílula ou injeção devem retomar os cuidados com os outros métodos de prevenção. O mais importante é controlar o peso, pois o ganho repentino de gordura facilita a formação de varizes.

5. DEIXAR DE FUMAR

A nicotina e outras substâncias tornam o sangue mais viscoso e dificultam a sua circulação pelo corpo, além de tornar o bombeamento mais lento. Com tudo isto, ele tende a acumular-se nas veias das pernas.

6. NÃO PASSAR MUITO TEMPO NA MESMA POSIÇÃO

Esta é provavelmente a dica mais importante e aquela a qual menos prestas atenção. Passar muito tempo em pé ou sentado força a pressão da gravidade sobre as veias das pernas, o que favorece o surgimento de varizes.

Se trabalhas em pé ou sentada, portanto, é bom caminhar um pouco a cada duas horas parada na mesma posição. Isso vai estimular a circulação sanguínea. Outra boa ideia é contrair os gémeos pelo menos 15 vezes seguidas depois de duas horas parada!

You may also like...